Logo de l'OEP
Logo de l'OEP

Culturas e literaturas em dialogo: identidades em movimento ( Chamada de Comunicações)


Zuletzt aktualisiert: 31 Jan 2016

12-14.5.2016, Perugia, Italy, Centro Studi Comparati Italo-luso-brasiliani

O nosso intento é o de propor uma reflexão interdisciplinar em âmbito linguístico e literário sobre como o fenómeno das migrações incida sobre culturas, literaturas e línguas que, por sua livre escolha ou não, se encontram a dialogar. Sabemos que foram os artistas e os escritores, desde sempre, a assinalar, em suas obras, os sinais, sintomas e dinâmicas de um fenómeno como o migratório que, ainda que não novo na história da humanidade, continua a gerar encontros e confrontos, hibridações, contaminações, derivações linguístico-literárias, plurilinguismo, fusão de novas formas estéticas, capazes de elaborar situações de confim entre culturas diferentes. Atualmente, como reagem os escritores a esta realidade? Que propostas veiculam? Que obras e géneros criam? Que linguagem propõem para interpretar a alma e a consciência de cada um dos protagonistas? E, como tudo isto se projeta no cânone linguístico e literário dos sujeitos envolvidos?

Serão bem vindos trabalhos no âmbito da língua e das literaturas portuguesa e brasileira, da língua e literatura italiana e das literaturas comparadas, que focalizem problemáticas e relações internas e externas entre as comunidades lusófonas e entre estas e outros contextos culturais. Aceitam-se igualmente estudos sobre a variação linguística, as línguas de contato e a tradução, que interroguem o universo da língua portuguesa.

Chamada de Comunicações:

Informações sobre as modalidades de intervenção e envio dos resumos: As intervenções, com uma duração maxima de 20 minutos, poderão ser feitas em português, italiano ou inglês. Para participar é necessario preencher o módulo de inscrição em todas as suas partes, especificando título, língua da comunicação e resumo (150-200 palavras). O módulo deverá ser enviado para cilbraperugiagmail.com até ao dia 15 de fevereiro de 2016. A comunicação das propostas aceites é prevista para o dia 29 de fevereiro.

A quota de inscrição ao congresso é de 50 euros. Serão publicados todos os resumos das comunicações. Quem estiver interessado em publicar o próprio trabalho num volume dedicado ao tema do congresso deverá enviar o texto completo para o endereço cibraperugiagmail.com até ao dia 14 de junho de 2016. Os textos a publicar serão previamente selecionados e aprovados pela comissão científica.