Logo de l'OEP
Logo de l'OEP

1

Crianças bilíngues têm mais facilidade na alfabetização, diz estudo

Segundo pesquisadores, apesar da aprendizagem de dois idiomas ser mais lenta, as crianças compreendem mais profundamente a estrutura de um cada deles

Estadão, 09 de fevereiro de 2012

Um novo estudo com crianças educadas em ambientes bilíngues examinou os efeitos de crescer falando dois idiomas. Segundo o texto, apesar da aquisição dos diferentes idiomas ser mais lenta, as crianças bilíngues têm uma compreensão metalinguística melhor e mais profunda sobre a estrutura das línguas, uma ferramenta importante para a alfabetização durante o período do desenvolvimento infantil.

Crianças bilíngues apresentam um melhor desenvolvimento metalinguístico e se mostram mais atentas - Antonio Milena/AE

Antonio Milena/AE

Crianças bilíngues apresentam um melhor desenvolvimento metalinguístico e se mostram mais atentas

Conduzida na Universidade York em Toronto, no Canadá, e publicada no periódico Child Development, a pesquisa também aponta que elas têm melhor desempenho em testes de controle executivo, que medem a habilidade da criança em focar a atenção onde é necessário sem se distrair e deslocar a atenção quando solicitado.

Como o bilinguismo é frequentemente ligado a outros fatores, incluindo diferenças culturais, situação socioeconômica e história de imigração, é difícil determinar qual aspecto da experiência bilíngue é o responsável pelos resultados.

>>>>>>>>>>>>>