Logo de l'OEP
Logo de l'OEP

Languages and migrations

Especialistas dizem que multilinguismo é subestimado na Alemanha

Deutsche Welle, 20.03.12

Autor: Günther Birkenstock (sv)
Revisão: Roselaine Wandscheer

O alemão falado pelos migrantes no país é visto com frequência apenas como deficiência, embora sobretudo os jovens de origem estrangeira sejam bastante criativos em relação ao idioma.

A migração transforma a sociedade alemã de forma duradoura, tanto do ponto de vista social quanto cultural. O idioma, nesse contexto, exerce um papel fundamental, pois falar a língua de um país é necessário para a integração à sociedade, incluindo tarefas simples do cotidiano como ir à padaria ou ao cinema. Além disso, o sucesso profissional é impossível sem conhecimentos suficientes da língua do novo país.

O Instituto da Língua Alemã organizou recentemente um congresso na cidade de Mannheim, voltado à análise das diversas formas de abordagem e uso do idioma. Sob o título O Alemão dos Migrantes, o evento tratou não apenas do alemão falado pelos imigrantes, mas também dos efeitos da convivência entre pessoas de diversas nacionalidades no país. O congresso reuniu aproximadamente 400 participantes de 28 países. >>>>>>>>>>