Logo de l'OEP

Seleziona la tua lingua

Logo de l'OEP

Deputados do PCP no Parlamento Europeu chamam a atenção para o multilinguismo em risco

Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

23 Janeiro 2020, Bruxelas

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu lançam hoje uma iniciativa que pretende garantir o respeito pelo princípio do multilinguismo nas instituições da UE,considerando que este se encontra em risco.
No Parlamento Europeu são 24 as línguas de trabalho e sem tradutores e intérpretes as instituições da UE não funcionam. A falta de pessoal na tradução, tradutores e assistentes, leva a um impacto considerável na qualidade dos textos legislativos e outros textos bem como no bem-estar, físico e psicológico, dos trabalhadores.
Desde há muito que se promove a ideia de que algumas línguas de trabalho são dispensáveis, utilizando como argumento a questão financeira e a necessidade de definir prioridades e de aplicar restrições à interpretação e tradução.
Desta forma, o multilinguismo fica ameaçado.
Neste contexto, os deputados do PCP promovem uma carta, aberta à subscrição de todos os deputados do Parlamento Europeu, endereçada ao Presidente do Parlamento Europeu, à Presidente da Comissão Europeia e Presidente do Conselho Europeu, onde expressam a preocupação pela situação dos tradutores, afirmando a defesa do direito ao trabalho com direitos e o combate à precarização das relações laborais. Esta carta estará, durante os próximos dias, a circular pelos deputados do Parlamento Europeu, apelando junto destes à sua subscrição e à solidariedade com a situação dos tradutores.
Brevemente será dada informação relativa aos subscritores e ao envio da carta aos seus destinatários.
A deputada Sandra Pereira, que dirigiu também uma pergunta escrita à Comissão Europeia sobre este mesmo tema, está disponível para declarações sobre esta iniciativa.